
Para o Banco Central holandês, as criptomoedas não são consideradas dinheiro real, embora a instituição não tenha planos de bani-las. É o que diz uma reportagem publicada pelo jornal Dutch News.
Segundo a diretora divisional do BC holandês, Petra Hielkema, isso ocorre por causa da volatilidade e da possibilidade de riscos envolvidos nas negociações de criptoativos.
Petra afirma que se algo quer ser tratado como dinheiro, precisa ser possível realizar gastos, cálculos e economizar com esses ativos.
A diretora também comentou que o BC holandês vem realizando experiências com blockchain, a tecnologia por trás das criptomoedas, e já desenvolveu quatro protótipos.
Porém, Petra Hielkema garante que a tecnologia não está pronta para ser implantada no sistema de pagamentos do país, embora ela não descarte a possibilidade disso acontecer no futuro.
A executiva holandesa não é a primeira a afirmar que os criptoativos não devem ser considerados dinheiro real. Recentemente, o BC da Finlândia disse que o conceito de criptomoedas era uma falácia.
