MERCADO

Fed deveria criar criptomoeda própria, diz ex-executiva do FDIC

Tempo de leitura: 1 minuto

A ex-presidente da Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), Sheila Bair, afirmou em um artigo publicado no Yahoo! Finanças que o Federal Reserve (Fed) deveria considerar criar sua própria moeda digital.

No texto, Sheila observa que “os últimos dez anos são uma prova positiva de que as atuais ferramentas monetárias são insuficiente e inadequadas para estimular o crescimento econômico”.

De acordo com ela, quem já era rico ficou milionário enquanto a classe média lutou, mas não teve as mesmas chances.

Bair imagina que a hipotética FedCoin poderia resolver os problemas das corridas bancárias em tempos de estresse financeiro, uma vez que “por definição, ele sempre poderia cumpri-las”.

Com o advento do ativo, as contas correntes acabariam e as taxas de juros de bancos e cartões de crédito seriam reduzidas.

O outro lado

Alterar tudo de uma única vez pode trazer graves consequências para a disponibilidade de crédito, dada a dependência dos bancos sobre depósitos para financiar novos empréstimos, afirmou Bair.

Conheça a CoinBene

A executiva comenta que o Fed deve ficar à frente dessa tecnologia para antever os movimentos do mercado e se preparar para possíveis abalos.

“Se não estiver à frente dessa tecnologia, o Fed e todo o sistema bancário pode ficar em risco”, alertou.

Diversos países iniciaram estudos sobre moedas digitais emitidas por bancos centrais ou estão considerando criar sua próprias criptomoedas.

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas
Desenvolvedores podem criar tokens na rede Bitcoin Cash
Ether - dezembro
Ether deve alcançar valor histórico em 2019: Não fique de fora dessa!
Fundador do eCash entra no mundo das criptomoedas