MERCADO

Irã estuda lançar em breve criptomoeda estatal

Tempo de leitura: 1 minuto

O governo do Irã planeja lançar sua criptomoeda em breve, de acordo com a imprensa local.

A notícia foi anunciada por Alireza Daliri, vice-diretora da Diretoria para Assuntos de Administração e Investimentos. Ele afirmou à Press TV que um grande número de empresas de tecnologia do país possuem os requisitos necessários para auxiliar na criação do ativo.

Daliri acrescentou que essas empresas estavam desenvolvendo a moeda digital em cooperação com o Banco Central do Irã. De acordo com o executivo, a moeda ajudaria o país a enfrentar as sanções, além de facilitar a transferência de dinheiro para qualquer lugar do mundo.

Criptomoedas contra sanções

A ideia iraniana segue o exemplo da Venezuela que criou o petro como uma alternativa para as sanções americanas e uma saída para conseguir financiamento estrangeiro.

Conheça a CoinBene

Em maio, o site Bitcoin.com informou que o presidente da Comissão Parlamentar Iraniana de Assuntos Econômicos, Mohammad-Reza Pourebrahimi, levantou a ideia de criar um ativo financeiro estatal do país em uma reunião em Moscou com mandatários russos.

Na época, ele afirmou que os russos compartilhavam a mesma opinião deles, de que usar moedas digitais na troca de mercadorias seria vantajoso para ambos lados.

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas
TRON: a rede da web – verdadeiramente – descentralizada
Shopcorn Coin (SHC) é listada em fintech global
SHC é listado em fintech global
SLT
SLT é listado pela CoinBene