SEGURANÇA E TECNOLOGIA

London Hard Fork – O que esperar da atualização na Ethereum

Tempo de leitura: 3 minutos

A segunda maior criptomoeda, Ethereum está prestes a passar por um ajuste técnico que mudará significativamente a forma como as transações são processadas. O ajuste também reduzirá o fornecimento do token. Muitas pessoas especulam que o ajuste poderia aumentar muito o preço da Ethereum. O “London Hard Fork” é a atualização de rede associada à “Proposta de Melhoria Ethereum 1559” (Ethereum Improvement Proposal – EIP 1559).

 

Previsto para entrar no ar em 4 de agosto, o “London Hard Fork” é uma atualização de rede que engloba cinco propostas de melhorias (EIPs). As mudanças no código devem ser validadas por consenso das partes interessadas. A atualização inclui a mudança do mecanismo de consenso PoW (Proof of Work – Prova de Trabalho) que consome muita energia (como o usado pelo Bitcoin) para o PoS (Proof of Stake – Prova de Participação). Com mudanças drásticas chegando na forma como os mineradores são recompensados, este é um impasse que tem sido problemático.

 

Conheça a CoinBene

O que é EIP-1559?

Apresentado pela primeira vez por Vitalik Buterin em 2018, ele observou o problema da “tragédia dos comuns” que surge quando os mineradores processam transações em uma rede blockchain. Um pouco atrasado em relação ao seu lançamento previsto para 14 de julho, o EIP-1559 apresentará um sistema de pagamento mínimo automatizado que é a “taxa básica” para transações Ethereum. A EIP-1559 visa estabilizar as taxas de transação. As taxas do gás-base irão variar dependendo do nível de congestionamento na rede. No entanto, o ajuste não excederá 12,5%, o que contrasta com o sistema anterior de “leilão de primeiro preço”. Essencialmente, os usuários precisam enviar lances para os mineradores Ethereum escolherem. Os lances mais altos ou “preços do gás” serão escolhidos.

 

Naturalmente, há um ponto de discordância com a introdução desta proposta. Isso afeta os mineradores da Ethereum e beneficia os investidores, pois torna o ativo digital mais escasso. De muitas maneiras, o gás de reestruturação torna os horários de pico, semelhantes ao “tráfego do horário nobre”, previsíveis. Para os mineradores, a receita consiste em duas fontes principais – um subsídio em bloco e taxas de transação. O EIP-1559 remove as taxas de transação como uma fonte de renda para os mineradores e as substitui pela taxa de inclusão, que é opcional e adicional. Desta forma, uma espécie de “subsídio” serve como uma maneira de o ETH ser queimado em vez de selecionado por um minerador. Os especialistas acreditam que o EIP-1559 causará um grande impacto no ecossistema da Ethereum.

 

Como os tokens “queimados” do EIP-1559 afetarão o preço?

Após a atualização, os especialistas da Ethereum dizem que o ativo poderá se tornar inflacionário ou deflacionário, dependendo dos preços das taxas e da utilização da rede. Se a utilização da rede for alta e os usuários não incluírem grandes pontas para os mineradores, mais ETH é queimado do que extraído, o que diminui o suprimento total da moeda. Esta circunstância é positiva para qualquer pessoa que esteja em posse de ETH, pois deve elevar seu valor. No entanto, os investidores devem tomar cuidado ao tomar emprestado o ETH quando ele é deflacionário pelo mesmo motivo – pode reduzir as margens.

 

Com o mecanismo de consenso mudando completamente a natureza atual do ecossistema, muitas pessoas estão esperando para ver como o London Hardfork, particularmente o EIP-1559, afetará o preço geral. Embora haja alguma resistência, 4 de agosto é um dia muito aguardado na comunidade da Ethereum. Com o lançamento se aproximando, o preço da Ethereum pode estar em uma tendência ascendente. A pergunta que fica é: A Ethereum alcançará uma nova máxima histórica após a atualização?

 

Compreendendo a volatilidade dos ativos digitais, será interessante ver como a atualização estabiliza e atenua os problemas de escalabilidade na rede e impacta o preço a longo prazo.

 

Fontes: ethereum.org / marketrealist (site)

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas
Hard fork da rede Ethereum é adiado: saiba mais
Bug no Bitcoin Core causa prejuízo milionário
Cardano (ADA) prestes a lançar o Ethereum ERC-20 Converter na testnet