
Os entusiastas do Bitcoin ficaram extremamente felizes ao descobrir que a capacidade da Lightning Network havia aumentado 216% em apenas um dia, mas o que parecia ser uma excelente notícia mostrou-se um problema, pois o pico aconteceu devido a criação de um nodo criado pelo dono do Shitcoin.com.
E o pior ainda está por vir, segundo exploradores da rede, o nodo “LN.SHITCOIN.COM” tem 35,24 BTC ou US$ 220 mil, valor seria equivalente a 49% dos fundos totais da Lightning Network.
O nó é controlado por Andreas Brekken, proprietário da Shitcoin que detalhou que planeja rever o sistema de funcionamento da rede Lightning Network.
O nodo de Brekken é gigantesco comparado com o restante dos que fazem parte da Lightning Network. Um dos usuários inclusive demonstrou seu descontentamento no Twitter com a frase: “Para tornar a Lightning Network verdadeiramente descentralizada, primeiro devemos nos tornar a Lightning Network”.
Confusão à vista
Grande parte dos usuários da Lightning Network têm receio de que o nodo de Brekker possa reduzir a confiança das pessoas na rede.
Segundo eles, muitas pessoas usam o nodo de Brekker para roteamento, embora não confiem nele.
Todos os entusiastas da Lightning Network têm algo a dizer sobre o “nodo centralizador”. Alguns acreditam que possa se tratar apenas de um golpe de marketing ou que ele resolva travar a rede tirando alguma vantagem disso.
Brekken não divulgou nada sobre os testes que ele está fazendo na rede, mas muitos bitcoiners continuam atentos a qualquer movimento do nó e sobre como isso poderia prejudicar o mercado.
