
Autoridades de cinco países anunciaram a criação de uma aliança para combater a evasão fiscal, que poderia ser facilitada pelas moedas digitais, segundo o site Bitcoin.com.
Fazem parte do grupo, denominado Joint Chiefs of Global Tax Enforcement (apelidado de J5), os Estados Unidos, a Austrália, a Holanda, o Canadá e do Reino Unido. A intenção do esforço colaborativo permitirá o compartilhamento de informações e aumentar a capacidade de combater crimes financeiros.
O J5 terá os seguintes órgãos governamentais: Receitas e Alfândegas dos EUA, Investigação Criminal da Receita Federal dos EUA, Comissão de Inteligência Criminal da Austrália, Repartição de Impostos da Austrália, Agência Canadense de Receitas e o Serviço de Informação Fiscal e Investigação da Holanda.
Área de atuação
As agências irão investigar suspeitos de praticar os crimes de lavagem de dinheiro e evasão fiscal, além de empresas que tenham sido favorecidas por esses delitos.
O chefe da Investigação Criminal da Receita Federal, Don Fort, disse à Forbes que uma iniciativa combinada era necessária, já que os esforços das nações isoladas não eram mais suficientes para enfrentar o problema em escala global.
A primeira reunião do grupo foi realizada e os planos para rastrear criminosos começaram a ser delineados. Novas medidas deverão ser anunciadas ainda neste ano.
