SEGURANÇA E TECNOLOGIA

Roteadores estão minerando criptomoedas em todo o mundo

Tempo de leitura: 1 minuto

A conexão de internet do seu computador está lenta? O problema pode ser mais assustador do que você imagina, pois hackers estão usando roteadores vulneráveis para espalhar malware de mineração em todo o mundo.

Uma pesquisa realizada pela TrustWave identificou que um criminosos ou melhor, uma rede deles estão utilizando uma falha conhecida em roteadores fabricados pela MikroTik para executar scripts em computadores de vítimas, com o intuito de que minerem ativos digitais para eles.

O ataque usa uma falha descoberta anteriormente – que já foi corrigida pelo MikroTik – para injetar um script de mineração do CoinHive no navegador de qualquer pessoa conectada a um roteador infectado.

A maioria dos aparelhos afetados está localizada no Brasil, mas os pesquisadores da TrustWare alertam que o ataque foi observado em outros lugares também.

Há também registro de caso similar na Moldávia envolvendo 25 mil roteadores. Não se sabe se os ataques têm algum tipo de conexão.

Conheça a CoinBene

Entenda o problema

A falha de segurança que possibilita a exploração dos aparelhos foi corrigida, contudo muitos dispositivos ainda não foram atualizados.

A MikroTik fabrica equipamentos de ponta que são frequentemente usados por empresas do ramo de internet, além da indústria em geral.

Os estudiosos da TrustWare ressaltam que o ataque é um problema sério e que merece atenção, pois de acordo com eles, o invasor sabia que seria mais lucrativo atacar a fonte do que apenas executar malwares nos computadores de pessoas comuns.

Esses dispositivos são utilizados por milhões de pessoas ao redor do mundo e podem colocar em risco dados de corporações e de seus usuários.

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas
Bug no Bitcoin Core causa prejuízo milionário
Graduação em blockchain já é realidade: veja onde
Endereços de BTC
Malware altera endereços de Bitcoin para roubar fundos