MERCADO

TokenClub: você vai ouvir falar – muito – dele em breve

Tempo de leitura: 3 minutos

Um dos lançamentos mais recentes do mundo dos ativos digitais é o TokenClub, conhecido pela sigla TCT, lançado em janeiro de 2018.

O TokenClub surgiu mais ou menos como o Ether. O que isso quer dizer?

Significa que, apesar de ser encarada como uma criptomoeda, seu nascimento se deu exclusivamente por conta do também lançamento da plataforma TokenClub.

Se você não sabe o que é o Ether, segue uma breve explicação: Ether é o token, a moeda de troca do Ethereum que, por sua vez, é uma plataforma descentralizada baseada em blockchain que foi concebida com o intuito de permitir a construção de contratos inteligentes (também chamados de “smart contracts”).  

Conheça a CoinBene

Esses contratos são automatizados e cumprem uma determinada função assim que alguns que alguns pré-requisitos são cumpridos. Todas as transações do Ethereum são pagas em Ether.

É interessante notar, no entanto, que os criadores do Ethereum classificam o Ether como uma tecnologia complementar ao Bitcoin – e não concorrente -, sendo a moeda encarada como um “combustível” para a plataforma e não como uma criptomoeda propriamente dita (apesar dela ter seu valor).

Isso se deve ao fato de que tokens geralmente podem sim, ser trocados por dinheiro vivo ou outras criptomoedas, mas eles estão associados a uma ICO – sigla do inglês para Oferta Inicial de Moedas, que é basicamente um processo para levantar fundos em criptomoedas para projetos que ainda serão lançados.

Dito isso, vale ressaltar também que tokens não são minerados, como acontece com criptomoedas como o Bitcoin, e sim comprados em uma oferta inicial.

O Ethereum é uma das plataformas mais famosas onde ocorrem ICOs. E é na tecnologia dessa plataforma que foi baseada o TokenClub.

Como nasceu o Token

Agora que você sabe como funciona o Ethereum e o que é o Ether, podemos voltar à explicação da TokenClub. Da mesma forma que o Ether, o TCT também é um token lançado juntamente com o ICO homônimo.

O projeto consiste em uma plataforma que oferece informações do mercado para entusiastas e iniciantes, bem como consultoria e dicas.

A intenção dos criadores é “ajudar todos que a usam a criar valores durante a revolução do blockchain”, descreve a empresa em sua página no LinkedIn.

Apesar de ter seu ICO lançado apenas em janeiro deste ano, o TokenClub existe há algum tempo.

De origem chinesa, a plataforma começou como uma comunidade que trazia conteúdo relevante para seus membros como informações sobre projetos de blockchain originais e de alta qualidade, conteúdo sobre a tecnologia blockchain propriamente dita, análises de mercado de criptomoedas, entre outros.

“O TokenClub expandiu sua comunidade para mais de 300 mil membros nos últimos cinco meses e estabelecemos nosso próprio projeto blockchain – TokenClub – no final de 2017. Nosso token TCT (TokenClub Token) é usado para trazer confiança e motivação para os membros da comunidade”, continua a empresa.

Ainda de acordo com a descrição, a TCT funciona como um combustível para o ecossistema TokenClub, ou seja, é a moeda de troca dentro dessa comunidade.

Como funciona atualmente

O projeto, hoje, continua englobando as três frentes de atuação confeccionadas inicialmente:

  1.  um portal com informações relacionados ao mercado das criptomoedas;
  2.  um sistema de estratégia de aplicações, e
  3. uma comunidade com Q&A, que visa permitir aos membros estabelecer um fórum para debates, independentemente do nível do investidor interessado.

“De um lado, iniciantes podem consultar especialistas do mercado para obter respostas para suas perguntas; por outro, os mais experientes conseguem prêmios em token ao responder às perguntas”, exemplifica a empresa.

“A indústria da blockchain ainda está caminhando para se tornar perfeita, e esperamos que o TokenClub possa oferecer informações precisas, serviço de consultoria para aplicações profissionais e soluções de investimento que cobrem toda a cadeia de fornecimento da blockchain, para todos os tipos de usuários e parceiros. Todos os entusiastas podem crescer na plataforma do TokenClub e lucrar com o desenvolvimento da blockchain”, apontam os criadores do projeto em seu whitepaper.

Mesmo tão nova, a TokenClub já alcançou um marco, batendo a marca de US$ 8,13 milhão em valor de mercado, de acordo com dados da CoinMarketCap.

A TCT também já está listada em grandes casas de câmbio de criptomoedas como a CoinBene. 

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas
Desenvolvedor revela plano ambicioso para Bitcoin SV
Desenvolvedor revela plano ambicioso para Bitcoin SV
John McAfee cria moeda física baseada em criptomoedas
DENT: plataforma que quer revolucionar uso de dados móveis