MERCADO

Vida dos entusiastas de ativos digitais pode ficar mais fácil

Tempo de leitura: 2 minutos

Enquanto muitos governos parecem se esforçar para complicar a vida de seus habitantes, a Comissão de Impostos do Japão procura maneiras de simplificar o atual sistema de declaração de impostos de criptoativos, buscando permitir que entusiastas possam relatar seus ganhos ao longo do ano com precisão.

Segundo o canal de notícias Sankei, o órgão realizou um encontro no último dia 17 para discutir melhorias no processo.

Possivelmente o comitê trabalha em um sistema que padronizará o processo de declaração de impostos e o tornará mais fácil, deixando mais simples a maneira com que contribuintes calculem os ganhos sobre vendas de moedas digitais contra moedas fiat e outros criptoativos.

O relatório indica que atualmente esse processo pode ser incômodo aos usuários de moedas digitais, ressaltando que os preços de criptomoedas podem variar de acordo com as corretoras.

Conheça a CoinBene

Além disso, os históricos de transações não são padronizados, o que pode provocar dificuldades para os entusiastas na hora de apresentar suas declarações com os valores verdadeiros.

O presidente do Comitê de Impostos, Minoru Nazakato, lembrou que é necessário levar em consideração outras estruturas que não sejam o sistema tributário e as práticas comerciais. Por conta disso serão realizadas reuniões de especialistas para que os mesmos possam contribuir com a evolução dessas novas normas.

Nazakato comenta que os lucros de operações com criptomoedas atualmente são enquadrados em “receitas diversas”, o que faz com que seja aplicada uma taxa de imposto que varia entre 15% e 55%, dependendo da quantidade real de ganhos.

No início do ano, o órgão regulador japonês chegou a discutir uma mudança na taxação dos lucros de transações de moedas digitais, mas a proposta foi negada pelo vice-primeiro-ministro do Japão na época.

No Brasil

Embora as criptomoedas não sejam reconhecidas como moedas no Brasil, existem regras específicas para que esses ativos estejam no Imposto de Renda.

Quer saber como funciona a declaração de ativos financeiros digitais no país? A CoinBene te conta tudo o que você precisa saber nesse link.

Mergulhe no universo dos criptoativos com a CoinBene e descubra o mundo além do Bitcoin!

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas
forte
Bitcoin Cash (BCH) registra forte alta nesta sexta
Carteira BOScoin
Conheça as carteiras da BOScoin
Senadores americanos pedem sanções mais fortes contra o Petro